sábado, 27 de outubro de 2012

Bife acebolado

Aqui em casa sempre tem bife acebolado acompanhando aquele arroz com feijão ou vice versa… Mas o bife sempre vinha pronto da casa de minha mãe até o dia em que eu tentei fazer e lá estava ele: uma delícia!!!

Ingredientes

2 a 4 Bifes de contra-filé, alcatra ou filé.
Sal
Pimenta do reino
1 cebola cortada em meias rodelas
1/3 de xícara de vinagre de vinho tinto ou o próprio vinho tinto (pode ser molho inglês)
+/- 1 colher de sopa de azeite para fritar os bifes

Modo de fazer

Coloque o azeite na frigideira e deixe esquentar um pouco em fogo alto. Acrescente um bife de cada vez e não mexa muito nele. Quando a parte de cima começar a suar (aparece um pouco do sumo da carne), está na hora de virar.  Esparrame uma pitada de sal e pimenta por toda a superfície e espere selar a parte de baixo para virar novamente e colocar o sal e a pimenta do outro lado. Esse procedimento leva mais ou menos 1 a 2 minutos de cada lado. Dessa forma o bife fica grelhado por fora e rosado por dentro mantendo toda a umidade da carne. Nunca coloque sal antes de começar a fritar, pois corre o risco da carne ficar seca. Retirar e reservar numa travessa ou prato.
Com o fogo ainda ligado, adicione as rodelas de cebola na frigideira juntamente com o vinagre ou vinho. Mexa e deixe cozinhar por 1 minuto ou dois até formar um caldinho escuro e pegar o gosto nas cebolas. Apague o fogo e coloque as cebolas com o caldinho que formou, por cima dos bifes. Fácil hein?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário