sábado, 15 de setembro de 2012

Passo a passo


Sempre resisti em fazer risoto, achava algo muito complicado, mas busquei no meu velho e bom amigo Google um passo a passo de como fazer um bom risoto e pronto! Segredo desvendado...
Ingredientes:
100 g de manteiga
01 cebola grande bem picada (ou ralada)
02 xícaras (chá) ou 400 g de arroz italiano para risoto (carnaroli ou arbóreo)
100 ml de vinho branco seco
1½ l de caldo
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Parte 1: Antes de qualquer coisa prepare um bom caldo de sua preferência. Vale carne, frango, peixe, legumes… lembre-se apenas de combinar com o sabor do risoto – ex: se você estiver fazendo um risoto de frutos do mar, use bom caldo de peixe; se for um risoto de aspargos, um caldo de legumes.
Vale caldo de tablete, mas se for utilizá-los, lembre-se que geralmente eles são salgados, então… muita calma com o sal ou com os demais ingredientes que você for utilizar (ex: alcaparras, bacon, parmesão… tudo isso já é de certo modo salgado).
Deixe o caldo aquecido no fogo mínimo e faça uma boa quantidade (no mínimo, 1 1/2 litro).
Parte 2: Em uma panela esquente um fio de azeite, acrescente a cebola ralada,  espere a cebola murchar (não é para dourar!) e só então acrescente o arroz arbóreo.
Frite um pouco o arroz e acrescente o vinho (vale branco, tinto e até espumante). Misture bem para incorporar, até que todo o vinho tenha evaporado, só então comece a acrescentar o caldo, aos poucos… (1 ou 2 conchas de cada vez). Continue mexendo até que o caldo seja quase que todo absorvido,  repita essa operação tantas vezes quanto for necessário até que o arroz esteja quase no ponto.
Quase no ponto” vale para quando você ainda tiver que acrescentar algum ingrediente que não precise um tempo grande de cozimento. Esse tempo é você quem calcula em função dos ingredientes escolhidos para o risoto – se eles necessitarem de mais tempo de cozimento, acrescente-os um pouco antes; se forem folhas, por exemplo, deixe apenas para o final.
Parte 3: Coloque os ingredientes de sua escolha!!!  Mexa e incorpore de novo os ingredientes.
Neste momento seu arroz já deve estar no ponto correto – al dente* – e assim que a última concha de caldo esteja quase que totalmente absorvida é hora de desligar o fogo, acrescentar a manteiga…
*Al dente: é quando o alimento está cozido, mas ainda firme. No caso do arroz, ele estará macio, mas não completamente desmanchando (a tão famosa “papa”). Para verificar o ponto, aperte com os dedos um grãozinho do arroz – ele deverá oferecer certa resistência no meio, mas não pode estar cru (com aquele ponto branco ainda).
Pronto... agora corra para ver os ingredientes que tem na geladeira e prepare seu risoto de sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário