quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dica de hoje!


Como lavar suas roupas!!!


O erro mais comum é o costume que temos em negligenciar as etiquetas, os símbolos de lavagem existem para que a gente entenda qual é a melhor maneira de conservar aquela peça. Ignorar essas instruções pode causar danos irremediáveis em nossas peças.

Ignorar a diferença de cores também é um erro comum, roupas brancas jamais devem ser lavadas juntamente com as coloridas. Se fizer isso, com certeza as mais claras ficarão manchadas. Ainda que a roupa de cor não solte tinta, o branco ganha um aspecto amarelado desagradável em contato com as demais peças.

Jamais devemos misturar peças de uso pessoal com de uso doméstico! As roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza... Toalhas de mesa e panos de prato normalmente tem restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns.

Quem aqui tem o hábito de verificar o grau de sujeira? Peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais agressivo, ficando mais desgastadas. Com pouca sujeira, não há a necessidade de passar por uma lavagem mais pesada. O ideal é lavar as muito sujas separadamente.

Quanto mais sabão eu usar mais limpa ficará a roupa? MITO!!! Precisamos entender que não é o excesso de sabão que limpará as suas roupas, portanto, não devemos abusar na quantidade. Quanto mais detergente a gente colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, caso fique algum resíduo de espuma nas peças, pessoas de pele sensíveis podem ter alergia. É preciso ter três tipos de sabão em casa em pó ou líquido para roupas claras, neutro (ideal para as escuras) e um específico para as roupas delicadas. Outra dica essencial: nunca misturar peças claras com escuras na máquina! (Eu só uso o líquido)

Quanto ao amaciante, quantidade deve ser pequena, mas esse produto é indispensável. A lavagem endurece as fibras das roupas, o que as deixa desagradáveis ao toque e mais difíceis de passar.

Lembre-se: só peças extremamente sujas precisam de molho. Além disso, o contato das peças com a água e o sabão por um tempo acentuado pode provocar manchas ou desbotar as cores.

Roupas delicadas, como lingeries e blusas finas, podem ir para a lavadora, desde que dentro de sacos de tecido com zíper. Conhecidos como sacos japoneses, protegem do vaivém da máquina.
Um outro erro bastante comum é passar as roupas sem que estejam lavadas. Mesmo que aparentemente pareçam limpas por um uso único, pode haver alguma sujeira menos aparente e o ferro quente pode fixá-la para sempre, deixando aquela mancha desagradável.

Vestidos e camisetas devem ser colocados em cabides ou dobrados ao meio na corda, sem pregador (eles marcam o tecido). Camisas merecem cabides. Assim elas não deformam e, de quebra, não amassam tanto, o que facilita o trabalho de passar. Se estender as roupas ao ar livre, certifique-se de que estão do avesso. Caso contrário, podem desbotar por causa da incidência direta do sol.

Prefira os prendedores de plástico (os de madeira vão escurecendo e podem manchar as roupas).

Alerta: não coloque roupa para secar atrás da geladeira. Perigo de incêndio!


Espero que essas dicas sirvam para vocês!!!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário