quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Presépio

Segundo o site Wikipédia, o presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Santíssima Virgem Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. Dizem ainda que Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por magos (reis) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223.

Esse é o presépio que usamos aqui em casa, minha mãe comprou em São Paulo na Cecília Dale, uma loja maravilhosa de decoração.

Esse Menino Jesus na manjedoura foi a lembrança da primeira eucaristia de minha filha Andréa, alguns deles vinheram de Portugal e outros da Espanha, em Aracaju foi confeccionada a manjedoura e aplicado um manto de renda. Estamos usando como decoração aqui em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário