domingo, 30 de dezembro de 2012

Pitu!

Adoroooooo comer Pitu, pena que não é muito fácil de encontrar.

Achei um "fornecedor" que me confessou que está cada dia mais difícil conseguir "pescar". #quetriste

A maneira que mais gosto de fazer é usando apenas sal...
Coloca o pitu na panela com sal, ele cozinha na própria agua que solta, quando secar e ele ficar bem vermelho está na hora de se deliciar...
Pronto... é só tirar a casca, colocar azeite por cima e... hummmmmm não preciso falar mais nada!





#imagens valem mais do que mil palavras hein?!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Bom velhinho...

Com o problema que estava tendo em postar, acabei não falando muita coisa de Natal para vocês...

Vou passar algumas coisas aos poucos...

Hoje vou falar do bom velhinho... Estava doida para comprar um já que na minha árvore ele nem apareceu, mas fui adiando a compra por que não tinha achado nenhum que "amasse de paixão" e acabou que tive que comprar a única opção que me restou. 

Apesar de não combinar com as cores da minha árvore, achei ele bem fofinho... Foi da Tok Stok e a boa noticia é que como comprei de última hora ele estava com um mega desconto #economiainesperada





O que vocês acharam dele? Não é fofo?! 

Ano novo!

Com a virada do ano chegando, fui buscar algumas simpatias para fazer e para ensinar a vocês, claro!


Dizem que comer lentilha traz sorte, pois, como é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também, eu sempre como!

Uma das simpatias mais comuns feitas no Ano Novo para atrair dinheiro é a da romã. Chupe sete sementes na noite de Réveillon, embrulhe todas num papel e guarde o pacotinho na carteira para ter dinheiro o ano inteiro. Como aqui é difícil de encontrar romã, chupe 7 uvas e guarde o caroço na carteira...

O consumo de aves, como o peru e o frango, e o de caranguejo não é indicado na ceia de Ano Novo. Como esses animais ciscam ou andam para trás, acredita-se que quem comê-los regride na vida;

Guarde uma folha de louro na carteira durante o ano inteiro para ter sorte;

Jogue moedas da rua para dentro de casa para atrair riqueza;

Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, e jogue todo o champanhe para trás para deixar tudo o que for ruim no passado;

Passe a "hora da virada" em cima de uma cadeira ou banquinho e depois desça com o pé direito;

Pule num pé só (o direito), à meia-noite, para atrair coisas boas;

Não passe a virada do ano de bolsos vazios para não continuar o ano inteiro com eles vazios;

Coloque uma nota no sapato para chamar dinheiro;

No dia 31, faça uma boa limpeza na casa, varrendo-a de trás para frente. Coloque para fora todo lixo, objetos quebrados e lâmpadas queimadas. Não guarde as roupas do avesso;

Na primeira noite do ano, use lençóis limpos;

À meia-noite, para ter sorte no amor, comprimente em primeiro lugar uma pessoa do sexo oposto;

Alguns acreditam, outros não, mas nunca é demais pedir coisas boas... Então espero que vocês aproveitem essas simpatias para buscar um ano ainda melhor do que este que está acabando...

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Homem na cozinha...

Meu irmão passou uns dias com a gente aqui na "Casa da Rosinha" e logo tratei de colocá-lo na cozinha, pense numa mão boa de tempero que ele tem...

A receita de hoje será um lombo suíno que ficou marinando na cerveja, isso mesmo: CERVEJA!

Primeiro ele "lavou" o lombo com bastante limão, depois fez cortes com a ajuda de uma faca e temperou com alho e sal. Aí foi só colocar a cerveja e deixar marinando por uma noite (dentro da geladeira, claro!).




No dia seguinte, primeiro ele selou a carne e só assim colocou para assar (não esqueçam de usar papel alumínio para forrar).

Ai está o resultado, lombo suíno delicioso, e para acompanhar ele fez um molho a base de vinho, mas esse passarei para vocês depois....



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dia de cachorro quente...

Meninas,

Estou super em falta com vocês, estava sem conseguir postar... Mas aqui estou eu!!! Aos poucos vou postando as novidades....

E quem disse que cachorro quente é um lanche que não precisa de arrumação ?

Aqui em casa ele tem seu lugar de honra...



Usamos paninho de bandeja como jogo americano, guardanapos, pratos e copos da Etna, e porta guardanapo de florzinha da Casa da Rosinha.

Gostaram?

Beijos

sábado, 15 de dezembro de 2012

Mesa posta

O mesa posta de hoje foi de um almoço bem descontraído.

Jogo americano de chita combinado com jogo americano de palha com aplicação da mesma chita, e porta guardanapo de flor, tudo feito na Casa da Rosinha.






Detalhe do jogo americano de palha com a chita aplicada!

Espero que tenham gostado...


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sexta tem happy hour

Sexta é dia de sair mais cedo do trabalho e curtir um happy hour. Pensando nisso decidi dar uma dica para vocês...

Que tal chamar os amigos para comer um espetinho? Estranho não acha? Pois é, a Su Espeto Bistrot, um restaurante-bar, que traz para Salvador o mais novo conceito em termo de espetos do Brasil. São mais de 60 tipos em um ambiente super agradável, que ainda inclui em seu cardápio diversos pratos gourmets e os deliciosos pães.

Fui lá, provei e aprovei, e digo para vocês que vale a pena conhecer... o chopp é sempre gelado, os espetos são vendidos individualmente ou em combos e o melhor: é acessível a todos! Inclusive àqueles com dificuldade de locomoção! Achamos show de bola!!!

A Su fica na Rua das Hortênsias, 624, na praça Ana Lúcia Magalhães! Ótima pedida para hoje....



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Presépio

Segundo o site Wikipédia, o presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Santíssima Virgem Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. Dizem ainda que Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por magos (reis) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223.

Esse é o presépio que usamos aqui em casa, minha mãe comprou em São Paulo na Cecília Dale, uma loja maravilhosa de decoração.

Esse Menino Jesus na manjedoura foi a lembrança da primeira eucaristia de minha filha Andréa, alguns deles vinheram de Portugal e outros da Espanha, em Aracaju foi confeccionada a manjedoura e aplicado um manto de renda. Estamos usando como decoração aqui em casa.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Receitinha

Gente,

Esse filé faz o maior sucesso lá em casa... Não dá o menor trabalho, como tudo o que eu gosto de fazer! *risos



Vocês vão pegar o filé já limpo, temperar com sal e pimenta (se gostar), colocar em uma assadeira e cobrir toda a parte de cima do filé com manteiga gelada. Isso mesmo: um cobertor de MANTEIGA GELADA!!!
Ah! Não esqueça de forrar a assadeira e também o filé com papel alumínio!

Você vai deixar cozinhando por mais ou menos uma hora, o ponto da carne quem diz é você, se gosta de bem passado deixa assar mais tempo, se gosta de "sangrentinha" deixa menos tempo...

Depois disso, retire a carne do forno e reserve em uma travessa. Na mesma assadeira, leve ao fogo o caldo que a carne liberou, 02 colheres de manteiga, 02 colheres de molho shoyo, uma cebola cortada em meia lua (gosto de usar a cebola roxa), e um potinho pequeno de champingnon também cortado em meia lua. Deixe apurar um pouco e pronto!

Fatie seu filé e jogue o molho por cima.... só tenho mais uma coisa a dizer: DELICIE-SE...

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mesa posta

Dia de sexta é dia de receber amigos...

Semana passada recebemos minha mãe, tia Eliana e meu irmão André!

Como tinha comprado porta guardanapos novos e estava doida para usar, não esperei nem acabar os guardanapos que estou fazendo destinados a eles... acabei usando um azul marinho de poá que acho que combina com bastante coisa...

Na mesa usei os jogos americanos redondos de palha, pratos da Etna (que amo), o desejável porta guardanapo de limão siciliano combinado com o guardanapo da Casa da Rosinha, e os talheres e as taças bico de jaca da Utilitá!




 
No centro coloquei como apoio de mesa os jogos americanos retangulares também de palha! Gosto deles por que você pode usar em todas as mesas, principalmente naquelas em que você não quer que o jogo americano chame mais atenção do que a peça que você realmente quer que apareça: nesse caso o porta guardanapo!

Espero que vocês tenham gostado....

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dica de restô

Se tem um lugarzinho que eu adoro ir é a Tortarelli... lá tem lanches deliciosos para tomar com uma amiga no final da tarde, uma feijoadinha dia de sábado para saborear com a família, e a mais nova é o almoço executivo!

Tive lá essa semana com o maridão para testarmos e aprovarmos e só então passar para vocês....

Você tem as opções de escolher o prato do dia, algo que tenha no cardápio ou então o menu degustação, esse foi o que pedimos. O preço é justo e os pratos são bastante saborosos.

Pedimos de entrada uma salada verde com palmito, tomate cereja e molho de mostarda dijon, e um purê de abobora com camarão.

(Vou ficar devendo a foto do purê de abobora)





Como prato principal pedimos uma massa com frutos do mar (o molho parecia com uma moqueca), e filé com pirâmide de batatas gratinadas.



E de sobremesa pedimos um creme brullé de limão siciliano, e um cheese cake com calda de frutas vermelhas.



Até ai tudo maravilhoso, mas devo confessar que no cardápio dizia que as sobremesas eram harmonizadas com um Nespresso, mas quando vimos era café de máquina normal, então para quem está acostumado com o tal Nespressinho fica uma pontinha de desapontamento, porém nada que desmerecesse o restante do almoço que estava simplesmente divino!

Você pode encontrar a Tortarelli  na Rua das Hortencias, 552, Pituba (em frente a Praça Ana Lúcia Magalhães), e também na praça de alimentação do Salvador Shopping.

Eu recomendo!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Dica de hoje!

Meninas,

Não pensem que abandonei vocês, mas esse final de ano está muito corrido (graças a Deus)!!!

Hoje vim falar de uma amiga super querida que tem as mãos de fada: Diana.... Vocês não estão entendendo as delicias que ela faz...

São doces desde os mais simples (e não menos desejados), como o casadinho, surpresinha de uva, moranginho, até os mais sofisticados, como o doce de damasco, musse de menta com chocolate e doce de cereja....

Mas a melhor novidade de todas é que ela está aceitando encomenda. Obaaaaaaa! Então se vai ter aniversário de seu filho, ou se você não gosta de sobremesa grande para a noite de Natal, por exemplo, é só ligar para ela que fará tudo com muito capricho para você...

O Contato dela é (79) 9959-1030, falar com Diana. As meninas de Salvador não precisam ficar tristes, se quiserem algum doce eu mesma posso fazer o transporte para vocês kkkkkkkk



domingo, 2 de dezembro de 2012

Conchiglioni de gorgonzola


Já deu para perceber que eu adoro massas, desde um simples macarrão até os de formato mais diferentes, como é o caso do conchiglioni. Esse você pode rechear do que você quiser... sabe aquele franguinho que sobrou do almoço de ontem, ou aquela carne que está lá triste na geladeira e você não sabe como reaproveitar... o conchiglioni é a solução ideal!!! 

Fiz essa receita para deixar pronta para o maridão almoçar, tinha que ser algo prático, do tipo esquentou -comeu, já que eu não estaria em casa !

A receita de hoje vai para quem, como eu, ama gorgonzola!

Você só precisa cozinhar a massa deixando al dente (já que depois vai ao forno).

Para essa receita eu coloquei apenas um fio de azeite na água que usei para cozinhar, não coloquei nenhum grãozinho de sal, pois o meu recheio já é muito salgado.

Depois de cozida, lave com água em temperatura ambiente e comece a rechear. Eu cortei o gorgonzola em cubinhos...
Depois de recheados, arrumei tudo em uma forma refratária e como molho usei meio pote de requeijão cremoso dissolvido em um copo de leite!

Está pronta a receita, agora é só levar ao forno para acabar de gratinar....

Não tenho foto depois que saiu do forno por que esqueci de pedir a Pedro para tirar, mas, como sempre faço essa receita, em uma outra oportunidade tiro e posto para vocês!!!

Agora é ralar o queijo parmesão e se deliciar!!!

Ah... para quem acha o gorgonzola um queijo muito forte, uma dica é colocar um cubinho do queijo misturado com uma "colher de café" de requeijão ralado dentro da conchinha...