terça-feira, 30 de outubro de 2012

Arroz negro

Já que ontem dei a receita de arroz branco tradicional, hoje vou falar para vocês como fazer um  delicioso arroz negro.
Ingredientes
02 xícaras de arroz negro
01 cebola pequena
01 colher (sopa) de manteiga
3/4 xícara de vinho branco
Caldo de legumes
Sal


Modo de preparo
O processo é bem parecido com o do preparo de um risoto, mas  como o grão é bastante resistente ao cozimento, deixe o arroz de molho por cerca de 2 horas antes de preparar. Reserve a água (é muito preta mesmo) e a utilize para dissolver o caldo de legumes. Mantenha esse caldo aquecido e em uma outra panela, doure a cebola num fio de azeite e refogue o arroz por alguns minutos, selando-o levemente. Acrescente o vinho e deixe evaporar completamente, mexendo sempre. Feito isso, acrescente duas conchas de caldo (o suficiente para cobrir o arroz) e tampe a panela. Repita este procedimento até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo e junte a manteiga. Deixe a panela fechada para o arroz secar. Verifique o sal e sirva imediatamente. Vocês vão ver como impressiona trocar o arroz branco pelo negro.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Arroz básico

Se tem uma coisa que eu me batia para fazer era arroz, ou saia duro ou "empapado".... até que depois de muito treino consegui! Lógico que contei com a ajuda de uma panela elétrica de arroz dos deuses...

Segue a receitinha básica para uns, mas de muita importância para muitas outras (como eu!)

Ingredientes

01 xícara de arroz branco
02 xícaras de água morna
02 colheres de sopa de óleo de milho
01 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1/2 colher de sobremesa rasa de sal

Modo de preparo

Lave o arroz ate a água ficar clara e reserve.
Em uma panela pequena frite com o óleo, a cebola e o alho picados e acrescente o arroz. Mexa bem, coloque o sal e adicione a água. Deixar ferver e quando começar a secar a água, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe secar totalmente, tomando cuidado para não deixar pegar no fundo da panela. Solte os grãos com um garfo e é só comer.

sábado, 27 de outubro de 2012

Bife acebolado

Aqui em casa sempre tem bife acebolado acompanhando aquele arroz com feijão ou vice versa… Mas o bife sempre vinha pronto da casa de minha mãe até o dia em que eu tentei fazer e lá estava ele: uma delícia!!!

Ingredientes

2 a 4 Bifes de contra-filé, alcatra ou filé.
Sal
Pimenta do reino
1 cebola cortada em meias rodelas
1/3 de xícara de vinagre de vinho tinto ou o próprio vinho tinto (pode ser molho inglês)
+/- 1 colher de sopa de azeite para fritar os bifes

Modo de fazer

Coloque o azeite na frigideira e deixe esquentar um pouco em fogo alto. Acrescente um bife de cada vez e não mexa muito nele. Quando a parte de cima começar a suar (aparece um pouco do sumo da carne), está na hora de virar.  Esparrame uma pitada de sal e pimenta por toda a superfície e espere selar a parte de baixo para virar novamente e colocar o sal e a pimenta do outro lado. Esse procedimento leva mais ou menos 1 a 2 minutos de cada lado. Dessa forma o bife fica grelhado por fora e rosado por dentro mantendo toda a umidade da carne. Nunca coloque sal antes de começar a fritar, pois corre o risco da carne ficar seca. Retirar e reservar numa travessa ou prato.
Com o fogo ainda ligado, adicione as rodelas de cebola na frigideira juntamente com o vinagre ou vinho. Mexa e deixe cozinhar por 1 minuto ou dois até formar um caldinho escuro e pegar o gosto nas cebolas. Apague o fogo e coloque as cebolas com o caldinho que formou, por cima dos bifes. Fácil hein?!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Design de mesa

Ontem fui convidada para fazer uma mesa posta na casa de minha tia "Maria do Carmo". Ela ia receber algumas amigas para um bate papo e comidinhas pra lá de especiais. O único problema é que a mesa era pequena para tanta mulher... então aproveitamos os jogos americanos feitos para ela aqui na Casa da Rosinha para criar uma mesa onde todas se servissem sem ter a "obrigação" de comer nela... O resultado ficou maravilhoso, uma mesa super feminina e pra lá de funcional!!!
Seguem as fotos!

Jogo americano

Mesa posta

Copos e jarra para água de coco

Pratinhos e talheres para salada (após a salada os pratos maiores e os talheres maiores foram colocados aqui)

 Copos e jarra para refrigerante


Detalhe na mesa

Mais detalhes na mesa



Espero que tenham gostado. Contatos pelo email roseanafortes@yahoo.com.br

Brigadeirão

Se tem uma sobremesa que acaba num piscar de olhos lá na casa de minha vó Mari é o brigadeirão... Minha prima Natália é a primeira a se servir.... Vamos lá passar a receita para vocês se deliciarem também!


Ingredientes:
7 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
10 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
50 g de chocolate granulado

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
5 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer:
Untar uma fôrma com furo no meio com manteiga e farinha de trigo e ligar o forno à 180°C.
Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o granulado. Coloque essa massa na fôrma untada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 1 hora. Enquanto isso, prepare a cobertura…
Misture todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até soltar do fundo da panela por cerca de 7 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Montagem:
Passe uma faca em volta da fôrma do brigadeirão, desenforme colocando um prato por cima e vire de uma vez. Espalhe a cobertura e polvilhe com chocolate granulado.

Se você tiver uma forma de silicone ficará ainda mais fácil de tirar da forma! Esse receita serve bem 08 pessoas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Moelleux au chocolat

”Moelleux”, que é em francês, quer dizer “macio” em português! É uma versão mais suave do “Petit Gateau”, a diferença é que essa receita é menos gordurosa, pois vai menos manteiga e a gente come direto no potinho com sorvete de creme ou não…é bom de qualquer jeito! 


Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
175 g de chocolate meio amargo em raspas
4 colheres de sopa de açúcar
2 ovos inteiros
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 pitadinha de sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 200° C e unte 4 forminhas individuais com manteiga e farinha de trigo. Reserve.
Derreta o chocolate em raspas em banho maria ou no microondas até ficar bem homogêneo. Deixe ao lado esfriando um pouco enquanto você bate (pode ser a mão mesmo) a manteiga com o açúcar e os ovos até essa mistura ficar bem esbranquiçada. Adicione a baunilha, a pitada de sal e a farinha de trigo. Depois de bem agregado, adicione o chocolate derretido e misture delicadamente. Divida a massa entre as 4 forminhas e leve ao forno pré aquecido por 8 a 10 minutos (vai depender muito do seu forno, pois deve formar uma casquinha por fora e com o caldo por dentro). Retire imediatamente e mergulhe nessa delícia com uma bola de sorvete de creme!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mesa posta para minha mãe

Minha mãe estava aqui em Salvador comigo e depois de um dia cheio de compromissos paramos para um lanchinho. O mesa posta de hoje é especial para ela!
Jogo americano feito na Casa da Rosinha, pratos da Srta, Violeta (loja linda de Aracaju), copos e guardanapos da Etna. Achei que ficou fofo! Mas a fome estava tão grande que acabei esquecendo do porta guardanapo (falha grave). O que vocês acharam?



domingo, 21 de outubro de 2012

Mesa posta: feijoada

Bom dia domingão!!!
Ontem foi aniversário de 50 anos do meu tio tão querido Zó, como a família estava toda reunida aqui em Salvador eu decidi fazer um almoço: feijoada (depois conto os detalhes)!
Criei uma mesa posta especial, jogo americano e estolas de pimentinhas. Tudo da Casa da Rosinha!


 Nos jogos americanos usei pratos vermelhos da Etna e copos verdes de loja de 1,99 acreditem
Nas estolas usei pratos brancos também da Etna e os famosos copos de 1,99.
Os porta guardanapos foram da Le biscuit e os guardanapos de papel da Xarmonix
Gostaram?

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Polenghi

Meninas,
Que notícia maravilhosa! A Polenghi criou uma linha alouette de "patês" para a gente ter sempre em casa! Ótima opção para que recebe amigos sem esperar! EU ADORO!!! Pode ser servido de entrada com torradinhas e até com biscoitinho tipo Club Social! O  melhor é que ele vem em um potinho branco e pode ser servido sem precisar de maiores caprichos!!!

Segue foto!


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sobremesa

Vou fazer uma feijoada aqui na Casa da Rosinha e fui buscar ideias para sobremesa... Adorei a opção que vou passar para vocês!

Cocada Branca



Ingredientes:

04 xícaras (chá) cheias de coco ralado grosso
04 xícaras (chá) de açúcar
04 xícaras (chá) água ou leite (eu usei água, pode usar também suco de fruta)
Manteiga para untar o mármore

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Após 25 minutos aproximadamente, começa a engrossar e atinge o ponto de cocada mole. A partir daí, mexa sem parar. O caldo vai secar e a cocada começa a dourar, ficando bem espessa. Antes de secar tire do fogo rapidamente e despeje em colheradas sobre uma superfície de mármore levemente untada com manteiga. Espere secar e solte do mármore com uma espátula.

Obs.: Se açucarar, leve ao fogo novamente com um pouco de água. Limpe o creme que forma na borda da panela.

O que acharam?

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Receitinha de acompanhamento

A receita de ontem (Picanha na manteiga) aceita muito bem esse acompanhamento...


ARROZ DE BRÓCOLIS

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 litro de água
1 saquinho de caldo sazón legumes ou 1 litro de caldo de legumes caseiro (dai não usa a água!)
2 xicaras de brócolis
1 xicara de arroz
Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa panela aqueça a água e dissolva o caldo de legumes. Reserve.
Lave bem os brócolis e coloque numa panela vapor (ou cuscuzeira) para cozinhar por 10 minutos em fogo brando. Separe.
Em uma outra panela coloque o azeite e refogue a cebola picada. Adicione o arroz e deixe refogar bem. Vá adicionando aos poucos o caldo de legumes e verifique o sal se é necessário adicionar ou não. Coloque o fogo baixo e vá mexendo de vez em quando até o arroz secar.
Adicione os brócolis ao arroz e mexa delicadamente. Adicione o resto do caldo. Espere secar em fogo baixo.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Receitinha

PICANHA NA MANTEIGA

Ingredientes (rende 04 a 05 pessoas):
- Uma peça de picanha de qualidade com 900g;
- 04 colheres de sopa de manteiga;
- Mais ou menos 05 colheres de sopa de sal grosso

Modo de preparar:

Descongele a picanha até ela ficar levemente molinha, separe uma assadeira de alumínio que caiba a picanha por inteiro. Pré-aqueça o forno a 180 °C e vá preparar a picanha.
Numa tábua coloque a picanha e corte-a superficialmente, apenas para facilitar a penetração do sal grosso e manteiga. Se desejar, faça com cuidado e ajuda de uma faca de ponta, uns furos da carne. Espalhe um pouco de sal grosso na assadeira, como uma “cama” para a picanha. Espalhe um pouco de sal por cima da picanha e retire o excesso para que não fique muito salgada. Coloque a manteiga em cima da picanha, dividindo em três partes a quantidade: colocando um pouco em cada extremidade da peça e no centro.  Pronto!! Agora é só levar ao forno por 1 hora e meia ou 1 hora e 45 minutos, dependendo da potência do seu forno e da sua preferência!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mesa posta

Mais um mesa posta do feriado.
Pratos e talheres são do acervo da minha mãe, os copos eram dela, mas no final do feriado passaram a ser meus, e jogos americanos feitos na Casa da Rosinha!




Detalhe do porta guardanapo

domingo, 14 de outubro de 2012

Saindo do forno

Dia desses recebi encomendas de uma amiga super querida que está montando um enxoval para a sua nova casa de praia, estou adorando fazer parte dessa nova conquista dela!
Vou postar para vocês uma das mesas que estou montando...
Estolas e jogos americanos em uma combinação de tecido de peixes, os porta guardanapos e guardanapos ainda estão em fase de finalização, postarei logo logo para vocês... Os pratos e copos são do meu acervo, coloquei só para dar um "ar de mesa posta"



Mesa posta no feriadão

Olá meninas... Como foram de feriado? O meu foi super tranquilo: Casa de Praia! E de lá segue nosso mesa posta de hoje com uma pergunta que não quer calar: Quem disse que galinhas e casa de praia não combinam...


Detalhe do porta guardanapo de galinhas pretas

 Detalhe do porta guardanapo de galinhas brancas



O que acharam do mesa posta com galinhas na praia?
Perdoem os guardanapos de papel...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Canjica


CANJICA

Ingredientes:
03 xícaras de leite
06 espigas de milho verde (pode substituir por 02 latas de milho, se quiser)
01 lata de leite condensado
01 colher de sopa rasa de manteiga
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparar:

Retire o milho das espigas com uma faca. Em seguida, bata no liquidificador o milho e o leite por cerca de 3 minutos. Coe a mistura com auxilio de uma peneira e coloque em uma panela funda. Acrescente a manteiga, leve ao fogo médio e mexa sempre até virar um creme meio grossinho. Não pare de mexer para não empelotar. Isso vai levar uns 15 minutos em média depende do seu fogão.

Adicione o leite condensado e mexa novamente, mais um pouco por uns 5 minutos. Retire do fogo, espere esfriar.  Alguns utilizam açúcar na receita da canjica, outros leite condensado.
DICA: Caso sua canjica fica muito rala, adicione 02 colheres de sopa de fubá (fininho) dissolvido num pouco de leite e adicione. Vai ajudar a engrossar a massa. Não utilize amido de milho (maisena) ele pode interferir no gosto da canjica, já que maisena não tem gosto de milho. Para quem usa flocão, basta passar no liquidificador que vai ficar um fubá fininho!

Dai agora é só colocar numa tigela, polvilhar com canela em pó e fazer como desejar! Tem gente que adora canjica ainda quentinha, outros preferem colocar na geladeira e comer geladinha como um pudim de milho!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Creme brulée

Dia desses corri atrás de uma receita de Creme brulée que não levasse fava de baunilha, por que é uma das sobremesas que eu mais gosto e nem sempre consigo achar as favas.... e usar essência ninguém merece!!!
Achei essa e , depois de testada e aprovada segue para vocês!!!

Creme brulée de doce de leite

Ingredientes (rende 10 tigelinhas de 10cm de diâmetro):
-300mls de leite;
-600g de doce de leite;
-500g de creme de leite fresco;
-10 gemas;
-100g de açúcar para polvilhar

Como preparar:

Ferva o leite e tampe a panela e deixe por 3 minutos. Em seguida, acrescente o doce de leite, misturando até dissolver completamente. Adicione o creme de leite fresco e as gemas, mexendo com cuidado até que dissolva completamente. Deixe cozinhando por uns 10 minutinhos em fogo brando ou até que fique que num ponto de pasta cremosa.
Pré-aqueça o forno por uns 5 minutinhos a 180 °C. Coe e coloque em formas para creme brulée. Asse no forno pré-aquecido a 160°C por 25 minutos ou até que comece a ficar firme. Deixe esfriar e deixa na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e queime com maçarico culinário. Deixe repousar por 30 segundos e sirva em seguida.


domingo, 7 de outubro de 2012

Receita de suflê de queijo com goiabada

Esse foi um pedido especial da nossa leitora Sandra Monte Alegre, segue a receita! Espero que vocês gostem!

Unte uma travessa com manteiga e polvilhe um pouco de farinha de trigo (isso vai fazer com que a goiabada não grude na travessa), depois fatie a goiabada para forrar todo o fundo da travessa. Feito isso, reserve!
Obs.: não serve goiaba cascão, aquela que vem com pedaços dentro!

Para o creme de queijo você vai precisar de:

Ingredientes:
40 g de manteiga
40 g de farinha de trigo
400ml de leite
04 ovos
150 g de queijo ralado ( pode ser até queijo coalho)
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a manteiga até derreter em fogo médio, junte a farinha e misture sem deixar dourar, já que o creme deve ficar branco. Adicione o leite pouco a pouco mexendo sem parar até ficar cremoso, depois o queijo previamente ralado, misture e espere esfriar. Nessa hora você adiciona as gemas ( se colocar as gemas com o creme ainda quente elas vão cozinhar e a receita não vai servir!!!) Reserve este creme. 
Bata as claras em neve com uma pitada de sal até estar bem montada (se você usar um queijo que já é salgado cuidado para sua receita não ficar salgada demais!). Misture as claras ao creme, mexendo de baixo para cima sem bater, devagar, até a massa ficar homogênea. Agora é só colocar esse creme em cima da goiabada que forra a travessa e levar ao forno pré aquecido a mais ou menos 250 graus por aproximadamente 10 minutos ou até estar dourado. O tempo dependerá da capacidade do seu forno.
Essa receita deve ser servida ainda quente e acompanhada com uma bola de sorvete de creme!

Salada Caprese

O verão está chegando e com ele a operação regime vem junto (Risos). Nada melhor do que uma saladinha para substituir os carboidratos das refeições...

Salada Caprese

Essa salada é super prática de fazer, fica linda para servir em um almoço de domingo, por exemplo! Você vai usar o molho pesto que ensinei ontem aqui no blog...

Ingredientes:

01 kg de mussarela de búfala
05 tomates
06 folhas de manjericão lavadas
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Molho pesto a gosto (ensinei na postagem de ontem como fazer, mas também é vendido pronto em super mercado!)

Modo de Preparo:


Numa tábua, corte a mussarela em fatias de aproximadamente 0,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Reserve.
 
Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo.

Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e sirva a seguir.

Se preferir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama. Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte.




Salada Caprese para muitos
Foto divulgação

Salada Caprese com charme
Foto divulgação

sábado, 6 de outubro de 2012

Molho pesto

Se tem um molho que eu adoro é o molho pesto! Combina com macarrão, com torrada, com salada caprese... Muitas vezes não encontro pronto no mercado, então busquei a receita e garanto que fazendo em casa fica muito melhor.

Ingredientes:

02 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
02 dentes de alho
03 colheres (sopa) de nozes sem casca picadas
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara.

Lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e conserve num vidro esterilizado.

Muito fácil hein...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Receita de hoje

Acho que vocês já perceberam que eu adoro um bolinho para acompanhar um Nespresso. O escolhido de hoje foi:

Bolo de Cenoura de liqüidificador 



Ingredientes

  • 03 cenouras médias raspadas e picadas
  • 03 ovos
  • 01 xícara de óleo
  • 02 xícaras de açúcar
  • 02 xícaras de farinha de trigo
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó
  • 01 pitada de sal
  • Manteiga para untar
  • Farinha para polvilhar

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes, acrescentando a farinha aos poucos. 
Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio. Despeje a massa nela. Asse em forno médio preaquecido por 40 minutos. Tire do forno, espere amornar e desenforme.